terça-feira, 9 de julho de 2013

O FIO DE CABELO É VIVO



Olá querido leitor.
Tudo em paz com você?
Hoje vou falar para você sobre um assunto muito interessante.
Você sabia que o cabelo tem vida?
Se você não sabia vai surpreender com este texto.
O cabelo é feito de uma proteína chamada Queratina. Essas proteínas se ligam umas nas outras através dos seus aminoácidos cisteína.
Os aminoácidos são os 'tijolos' com os quais se constroem as proteínas, e a cisteína é o único deles que possui enxofre (simbolizado pelo S). Quando dois S estão próximos, eles interagem e formam uma ligação, do mesmo tipo das pontes de hidrogênio da água, que todos aprendemos no colégio. Aliás, é justamente através dessas ligações que a água interage com a queratina.
Então, a fibra da queratina também pode interagir com outras fibras, formando um tipo de trança, que é a matriz do cabelo. Como uma espiral e uma trança de verdade, o cabelo acaba ganhando elasticidade e flexibilidade. Quem controla isso é o número dessas ligações que ele possui. Quanto mais pontes dissulfeto, mais apertada é a trança e menos água consegue entrar. Quanto menos pontes dissulfeto, mais pontes de hidrogênio e, portanto, mais hidratado o cabelo. Com isso o cabelo ganha mais peso e volume.
O fio de cabelo tem essa matriz, mas é recoberto de escamas. A cor está no matriz, mas as escamas são importantes em vários processos. Quando alguém pinta o cabelo, a tintura fica presa sob as escamas. Quando o cabelo resseca, as escamas se abrem, como se passássemos a mão contra as escamas de um peixe. E o cabelo, ficam que nem no quadrinho. A umidade é a principal razão porque há “dias de cabelo bom e dias de cabelo ruim.”
A umidade é tão importante para o cabelo quanto o cabelo para a umidade. Até hoje, os sensores dos Termohigrometros, os aparelhos que medem a umidade do ar, são feitos de cabelo humano. Com faixa de medição de 0 a 100% de umidade relativa do ar e precisão de -+ 3%. Não é incrível? O cabelo é uma verdadeira obra prima da engenharia bioquímica!
Mas o cabelo pode dizer muito mais. O cabelo cresce aproximadamente 1cm por mês. Mas isso todo mundo já sabia. O que nem todo mundo sabe é que o cabelo é também uma forma do organismo descartar as coisas indesejáveis que circulam pelo sangue, como drogas e poluentes. O cabelo produzido em um determinado momento  reflete muito da composição do sangue naquele momento. Através da análise do cabelo de mães jovens de comunidades ribeirinhas da Amazônia, podemos estudar a quantidade de mercúrio (simbolizado pelo Hg) que elas ingeriram a gestação e a lactação e o quanto os bebês acabaram sendo expostos.
Quando você faz 'permanente', para deixar os cabelos cacheados, usa calor para quebrar as 'pontes de dissulfeto', enrola o cabelo como quer, e depois usa um produto para refazer as ligações entre a queratina naquela nova 'conformação'. O mesmo para alisar o cabelo.

O cabelo é “vivo”. Isso quer dizer que você jamais pode colocar qualquer coisa nele, qualquer dessas escovas cheias de formol. Seu couro cabeludo e seu cabelo são bem vivos, não trate eles como defuntos.

Eu criei um lindo texto que fala sobre o cabelo.
Leia com bastante atenção.

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SENHOR CABELO

O senhor cabelo tem um ciclo de vida, ele nasce, cresce e morre. Geralmente o senhor cabelo dura de 2 a 7 anos.
Quando ele está em estágio embrionário, fica protegido pela oleosidade da glândula sebácea, que funciona como um ventre. Sua nutrição, quando embrião, é feita através da papila que absorve os nutrientes e  vindos através dos vasos sanguíneos.
O senhor cabelo sempre precisa se alimentar e beber água. Sua alimentação vem através da glândula sebácea, que produz um óleo rico em nutrientes essenciais para que ele fique protegido de agressões externas e fique sempre saudável. Ele é tão inteligente que consegue absorver água do ambiente, por isso falamos que ele é hidrofílico.
O senhor cabelo precisa também de oxigênio para sobreviver. Este oxigênio vem através do sangue.
O senhor cabelo é muito limpo, e não gosta de sujeira. Por isso, o couro cabeludo precisa estar livre de resíduos de cosméticos e caspa, para que ele possa respirar. Caso contrário, o senhor cabelo fica fraco e começa a cair.
O senhor cabelo também é eletrizável, ou seja, carrega de eletricidade.
O senhor cabelo, quando mal cuidado pode ficar doente. Tricoptilose, tricorexe nodosa, tricoclasie, triconodose são patoligas que podem aoecer o cabelo.
O senhor cabelo não gosta muito de calor. Por isso, quando passa por processos danosos como escova e prancha, fica fraco, ressecado e começa a quebrar.
Ele até que gosta de mudar de visual, mudar sua forma, sua cor, mas desde que ele esteja nutrido e preparado para passar pelo processo químico.
O senhor cabelo gosta tanto de seu dono que ele é o primeiro avisar quando o nosso organismo não está legal.
Ele é um verdadeiro termômetro do que está acontecendo no nosso corpo. Quando o nosso corpo é acometido por doenças  inflamatórias, infecciosas, hereditárias, neoplásicas, metabólicas, problemas de depressão, imunológica, disfunções hormonais diversas ou mesmo alterações hormonais, o senhor cabelo pode interromper o crescimento ou apresentar alterações de estrutura. Evidencia, portanto, em primeira mão, as alterações invisíveis por outros sintomas.
O senhor cabelo indica para nós, em primeira mão, doenças como:
•             Anemia
•             doenças cardíacas
•             doenças renais
•             doenças do fígado
•             doenças gastro intestinais
•             diabete
•             lúpus eritematoso
•             reumatismo
•             leucemia
•             AIDS
•             etc

O SENHOR CABELO TEM VIDA. CUIDE DELE COM CARINHO, PRINCIPALMENTE DE SUA SAÚDE.
Mas o que fazer quando o senhor cabelo está doente?

De nada adianta usar cosméticos nele. Acredito que você já deva ter gastado muito dinheiro em cosméticos pro seu cabelo e não viu o resultado desejado.
Cabelo doente precisa de remédio, de medicamento.
Por isso o melhor remédio para recuperar a saúde de seu cabelo é através de produtos cosmecêuticos. A empresa Véx vegetais é uma empresa de produtos fitocosmecêuticos que foi criada baseada em anos de pesquisa de estudo do fio de cabelo, sempre respeitando suas necessidades e sua saúde.


Muito interessante este assunto. É por isto que eu crio os fitocosméticos Véx Vegetais com todo carinho e dedicação.
Cuide dos seus cabelos com carinho também.
Fique com Deus a até outro dia.
Maísa

46 comentários:

  1. VERDADE , O CABELO É MESMO UM TERMÔMETRO!

    ResponderExcluir
  2. Este texto merece respeito. Lídia Marques / Maranhão

    ResponderExcluir
  3. Maisa, te admiro muito, você é muito inteligente. Seus textos são bastante informativos e verdadeiros. Luciana nespoli.

    ResponderExcluir
  4. realmente ele é vivo,e nos responde quando algo nao esta bem em nosso corpo,parabens por este texto.

    ResponderExcluir
  5. Todos deveriam ler este texto, para aprender a respeitar os limites da vida do cabelo.

    ResponderExcluir
  6. O nosso cabelo tem vida sim,por isso devemos respeitá-lo,não usando químicas que só destroem os fios e também o couro cabeludo.Então vocês que usam relaxamentos,escovas progressivas,coloração,entre outras químicas,vamos nos concientizar que esses processos só causam danos aos nossos cabelos e a nossa saúde também.
    Porque tudo que usamos em nossos cabelos vai para a nossa corrente sanguínea,enfim,o nosso cabelo não tem vida?
    Por isso minhas caras colegas vamos refletir melhor sobre tudo aquilo que fazemos e usamos em nossos cabelos.Bjs.Lidiane.

    ResponderExcluir
  7. É mais uma vez nos faz repara que o SENHOR CABELO merece total respeito nosso.

    ResponderExcluir
  8. devemos cuidar muito bem da nossa alimentação se quisermos ter cabelos saudáveis

    ResponderExcluir
  9. PRECISAMOS TER BASTANTE RESPEITO POR ESTE SENHOR.

    CRIS TARGINO

    ResponderExcluir
  10. Sempre defendi a luta contra o uso do formol, no meu salão ele não entra, devemos ter a consciência de que o maior prejudicado somos nós mesmos, agredindo a nossa saúde e ainda dificultando o nosso trabalho,o efeito encapado dificulta tratamento e o retorno que nós temos é clientes insatisfeitas. O trabalho de um profissional que deseja fidelidade, tem que trabalhar com amor, respeito e sinceridade! Estou reaprendendo a enxergar o futuro como Tricoterpeuta!!!

    ResponderExcluir
  11. Sidnei Bispo

    Realmente o cabelo é um verdadeiro termometro ele nos avisa quando nosso organismo não está legal.

    ResponderExcluir
  12. MUITOS SE PREOCULPAM COM A BELEZA DOS CABELOS, ESQUECENDO DA SAÚDE CAPILAR E DO COURO CABELUDO,PRECISAMOS TER MAIS CONSCIÊNCIA QUE TODO O NOSSO CORPO, QUE MERECE TODO O RESPEITO.
    Solange De Matteis/SP

    ResponderExcluir
  13. o cabelo ter vida,é uma atitude de consiencia, pois devido ao marketing e capitalismo, somos induzidos a fazer varios procedimentos,que nao fariamos em um ser vivo.

    ResponderExcluir
  14. CABELO É ASSUNTO MUITO SÉRIO,VAMOS CUIDAR DELE E EDUCAR CORRETAMENTE NOSSOS TRICOPACIENTES E CLIENTES.

    ResponderExcluir
  15. Eu já sabia que o cabelo é vivo, mas a visão que o texto nos passa é totalmente mais clara. Nunca devemos maltratar os nossos cabelos e sim trata-los com carinho, usando produtos que eles vão gostar e que vão nutrir os cabelos para que assim ele fique cada dia mais bonito e mais saudável.

    ResponderExcluir
  16. Cabelo é a moldura de nosso rosto,
    reflete nosso interior fisico e mental.

    ResponderExcluir
  17. SENHOR CABELO, temos que cuidar com muito carinho! Grasi-Mg.

    ResponderExcluir
  18. Ao meu senhor cabelo, todo carinho e respeito, parabens pela bela explicaçao prof maisa

    ResponderExcluir
  19. Ireni Aparecida Nogueira23 de outubro de 2013 às 11:33

    È vivo e inteligente, avisa quando não estamos bem

    ResponderExcluir
  20. ótimo texto sobre o senhor cabelo..

    ResponderExcluir
  21. otimo texto pura verdade qndo estamos doentes não procuramos produtos de embelezamento, assim tbém o cabelo qndo esta doente , ele precisará de medicamentos.

    ResponderExcluir
  22. Maísa...vc consegue se superar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Essa frase diz tudo: O cabelo é “vivo”. Isso quer dizer que você jamais pode colocar qualquer coisa nele, qualquer dessas escovas cheias de formol. Seu couro cabeludo e seu cabelo são bem vivos, não trate eles como defuntos. Luciana Mendonça

    ResponderExcluir
  24. Muito claro e objetivo este texto. Todo cuidado é pouco. A vida e saúde dos cabelos em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  25. Temos que amar e cuidar o senhor cabelo,com uma boa alimentaçaõ e naõ botar cualquer coisa e nosso cabelo.ROCIO OVIEDO FRANCO.

    ResponderExcluir
  26. O seu trabalho é muito legal vc tem uma visão diferente dos cabelos, vc realmente entende sobre os cabelos e quer o bem para ele dando tudo que a natureza tem para oferecer de bom para que ele possa ter uma vida longa e saúdavel. Como podemos observar o cabelo é um evidenciador de que algo anda errado no nosso corpo tudo isso é magico

    ResponderExcluir
  27. TEMOS QUE CUIDA MUITO DA NOSSA SAUDE.E MUDAR OS HABITOS ERRADOS.

    ResponderExcluir
  28. AI MAISA QUANDO EU FIZ E FAÇO SEMPRE CURSOS DE CABELEIREIROS TODOS DIZEM QUE O CABELO É MORTO EU NUNCA CONCORDEI,MAIS ELES SEMPRE FALAM DE CIÊNCIA AÍ ACABEI CONCORDANDO MAIS NÃO ACEITANDO.
    QUANDO LI ESTE TEXTO SENTI UMA PROFUNDA DEPRESSÃO..PESSOAL COMO PODE ISSO NOS ESTAMOS ACABANDO COM OS NOSSOS CABELOS USANDO QUIMICAS PESADISSIMAS...
    MAISA OBRIGADO POR EXISTIR E MOSTRARMOS COMO CUIDAR DESTES FIOS DIVINOS DADO PELO O NOSSO CRIADOR!!
    SILVÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  29. EU SEMPRE ACREDITEI QUE OS CABELOS TIVESSEM VIDA MESMO!!
    ADOREI ESTA EXPLICAÇÃO!!
    SILVÂNIA-GOIAS

    ResponderExcluir
  30. Tbm achava que o cabelo não tem vida. Qta coisa ja aprendi aqui que no mundo dos cosméticos não aprendemos. Por isso quero muito esse curso, pra enteder tudo que estou fazendo nos cabelos das minhas clientes. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Precisamos respeitar mais nosso cabelo, e cuidar melhor dele. parar com as pranchas, secador toda semana. Ele tem vida, precisa respirar, e as vezes não deixamos. estou louca com tudo que estou aprendendo.

    ResponderExcluir
  32. esse senhor merece muito respeito Natália Andrade

    ResponderExcluir
  33. A véx vegetais fabrica seus produtos sempre respeitando suas necessidades.

    ResponderExcluir
  34. CLAUDIA ZENI DE MONTES CLAROS/MG
    ADOREI A FORMA COMO DISSERTA SOBRE O CABELO. MUITO DIDÁTICO E FÁCIL DE SE FAZER ENTENDER E ASSIMILAR...

    ResponderExcluir
  35. Eu não cuidava do meu cabelo como deveria, mas depois que a tricoterapia capilar mudei todos os meus conceitos.

    ResponderExcluir
  36. É verdade o Senhor Cabelo está sempre ali disposto a nos alertar a tudo.
    O problema é que muitas vezes não escutamos oque ele quer falar..........

    ResponderExcluir
  37. Maravilhoso! Temos que valorizar muito o nosso cabelo e usa produtos de qualidade.

    ResponderExcluir
  38. Terezinha Sena - São Luis/Maranhão1 de maio de 2014 às 23:07

    o texto é muito lindo, cabelo tem vida e precisa dos cuidados e uso de produtos corretos, amo cuidar de cabelos.

    ResponderExcluir
  39. É verdade, os cabelos é algo maravilhoso que Deus fez, ele é vivo mais ao mesmo tempo e como se estivesse morto pois não sente dor,

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!