terça-feira, 9 de julho de 2013

CUTÍCULA: A PELE DO CABELO


Olá meu querido leitor.
Um prazer estar aqui conversando com você.
Este blog é interessante porque foi criado com muito amor e carinho para que você aprenda a curar os seus cabelos. Que eles tenham saúde e que você possa indicar o nosso trabalho a outras pessoas para que venham participar deste blog e que divulguem estas informações valiosíssimas para toda a população.
Conhecer como os fios são divididos didaticamente é o primeiro passo para evitar seu envelhecimento precoce e deixá-los sempre bonitos e saudáveis
Um cabelo bonito e saudável é sinônimo de brilho, maciez, sedosidade e maleabilidade. Para que essas características sejam atingidas, é fundamental que o cabeleireiro saiba que os fios são formados por milhares de células dispostas de forma concêntrica.
Didaticamente, eles são divididos em quatro regiões: medula, córtex, cutícula e complexo CMC. As estruturas moleculares responsáveis pela cor e pela forma dos fios estão localizadas na região cortical da fibra capilar. Em uma fibra capilar saudável, o córtex é inatingível, pois está totalmente isolado do meio externo por várias camadas de células perfeitamente justapostas, denominadas cutículas ou escamas.

As cutículas estão dispostas em justaposição, de forma imbricada, em várias camadas. Em cabelos lisos e saudáveis, encontram-se tão bem alinhadas que tornam os fios luminosos, desembaraçados, sedosos e com movimento. Essa luminosidade se deve ao reflexo da luz, que, ao incidir sobre as cutículas alinhadas, retorna sem distorções. Assim, se o objetivo é ter madeixas bonitas e saudáveis, é preciso cuidar das cutículas.
Tal como a pele, as cutículas sofrem um constante processo de agressão do meio ambiente, o qual resulta em fragilização e, conseqüentemente, erosão. Práticas diárias como lavar os cabelos, secá-los com a toalha, penteá-los, escová-los, usar secador provocam um desgaste que vai se tornando perceptível à medida que eles crescem. Esse desgaste apresenta características muito parecidas com cabelos processados quimicamente.
A radiação solar acelera o processo de envelhecimento da pele e dos cabelos. A energia contida nos raios solares é suficiente para formar radicais livres a partir da destruição das ligações químicas de moléculas estáveis. Os danos induzidos pelos radicais livres podem afetar muitas moléculas biológicas, incluindo lipídeos, proteínas, carboidratos e vitaminas. O envelhecimento dos fios pode ser percebido quando ocorre clareamento de cabelos escuros ou amarelamento de madeixas claras, perda de brilho, ressecamento, maior embaraçamento e quebra. São os chamados cabelos desvitalizados. Eles são secos, quebradiços, arrepiados e ásperos.
A mudança da cor e da forma dos fios envolve uma verdadeira cirurgia plástica. É preciso abrir caminho para alcançar a região cortical com agentes alcalinos fortes, que “levantam” as cutículas, dilatam a fibra capilar e facilitam a difusão dos ativos de transformação química. Então, a cutícula fica sensibilizada e fragilizada, tornando-se susceptível aos agentes externos, como baixa umidade do ar, radiação solar, vento, poluição, fuligem, xampu, minerais contidos na água de lavagem, secador, chapinha etc.

Infelizmente, as cutículas dos cabelos não são renovadas periodicamente como a epiderme da pele. Elas são formadas na raiz, e se não forem bem cuidadas se perdem com o crescimento dos fios. À medida que isso ocorre, a beleza dos cabelos também vai embora. Por isso, é importante cuidar da “pele dos cabelos”, ou seja, das cutículas. Utilizar tricoterápicos em casa é tão importante quanto utilizar um hidratante sobre a pele.
Saber quando e em que quantidade usar um tricoterápico reconstrutor é tão importante quanto usar corretamente um protetor solar sobre a pele. Ele deve ser aplicado sobre os cabelos limpos e levemente umedecidos.
Outro fator importante é que as pontas são sempre mais carentes de cutículas.

Cuidar dos cabelos é tão importante quanto cuidar da pele. Mantê-los com o nível de umidade e nutrição é um excelente tratamento preventivo contra o envelhecimento precoce dos fios.

Muito interessante, não é verdade?
Por isto é importante saber que nossa pele do corpo tem que ser bem cuidada e a pele do fio de cabelo também. 
è aí que entra o uso dos fitocosméticos ou tricoterápicos sobre o fio de cabelo porque não contém produtos que agridem a cutícula e curam cutículas doentes, aumentando assim a imunidade do cabelo. O cabelo fio saudável e todos nós sabemos que saúde é fundamental.
Cuide da saúde do seu corpo e do seu cabelo também.
Esta é a dica de hoje. Um abraço e até outro dia.
Maisa

45 comentários:

  1. ESTE CONHECIMENTO É MESMO FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  2. Que aula maravilhosa. O fio do cabelo tem sua pele, que envelhece naturalmente e também pela ação do meio ambiente. Só nos resta cuidar com a especificidade dos Tricoterápicos. Assim a pele pode envelhecer com qualidade.
    Lídia Marques / Maranhão

    ResponderExcluir
  3. A excelência na lavagem capilar, que perpassa o
    banho e se estende à conservação, limpeza e hidratação dos cabelos é essencial para a saúde e beleza dos fios. Amei a matéria. Luciana Nespoli.

    ResponderExcluir
  4. Adorei aprender que o cabelo tem sua pele, muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Excelente informação uma bela dica, e com os tricoterápicos um resultado maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. para termos cabelos saudáveis devemos cuidar bem da cutícula

    ResponderExcluir
  7. Cada dia eu me encanto com a Tricoterapia porque pessoas como você Maísa está sempre estudando, se dedicando para passar informações como essas, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. CADA DIA QUE PASSA TEMOS MAIS CONHECIMENTO E COM ISTO,APRENDEMOS A RESPEITA MAIS OS CABELOS COMO UM TODO. TE AGRADEÇO POR NÓS PASSAR TANTAS INFORMAÇOES.

    CRIS TARGINO

    ResponderExcluir
  9. A Tricoterapia veio mesmo pra revolucionar e mudar maus hábitos. Obrigado Maísa por mais essa doação...

    ResponderExcluir
  10. GENI MENDES
    OS CUIDADOS COM O CABELO É ESSÊNCIA PARA SE MANTER UM ORGANISMO VIVO, COM USO DIS FITOTERAPICOS DE AÇÃO REGENERADORA E SEGUINDO OS ENSINAMENTOS FILOSÓFICOS DA AUTORA OS RESULTADOS SÃO SURPREENDENTES.GENI MENDES

    ResponderExcluir
  11. Sidnei Bispo

    A cuticula é realmente uma camada protetora ela evita a evaporação de agua e protege o cabelo de agentes esterno.

    ResponderExcluir
  12. Muito Interessante, legal
    Solange De Matteis/SP

    ResponderExcluir
  13. gostei muito da comparacao.a tricologia deve ser uma ciencia ao alcance de todos.somos meros ignorantes quando escolhemos nossos produtos por marca, beleza,e fragancia.

    ResponderExcluir
  14. TEXTO IMPORTANTÍSSIMOS PARA TODOS OS ALUNOS

    ResponderExcluir
  15. Ao usar um cosmetico e ao usar um tricoterapico a pessoa consegue perceber a diferença entre eles, o seu cabelo fica mais bonito e saudavel, com mais brilho, onde todos reparam e perguntam "o que você fez no seu cabelo?". Eu uso tricoterapicos no meu cabelo e eu brinco que ele é chato, pois tem os que ele gosta mais e os que gosta menos, os que ele gosta mais ele fica arrumadinho com bastante brilho e solto, então faça os gostos do seu cabelo e o deixe bonito e além de bonito e mais importante saudavel.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Maisa por dar tantas explicações científicas em
    em simples palavras. Isso faz com que nos sintamos em casa.

    ResponderExcluir
  17. Ireni Aparecida Nogueira23 de outubro de 2013 às 11:28

    Fundamental para o tricoterapeuta saber como surge e como é formado o cabelo.

    ResponderExcluir
  18. Usando tricoterapicos da Vex a pele envelhece com mais qualidade de vida, sem sofrer tantos danos.

    ResponderExcluir
  19. excelente explicação sobre a cutícula..

    ResponderExcluir
  20. Toda informação é importante.
    Edna

    ResponderExcluir
  21. gostei muito da explicação sobre cuticula.

    ResponderExcluir
  22. As pontas principalmente estão sempre necessitando de tratamento...e isso é constantemente.

    ResponderExcluir
  23. sem palavras é muito conhecimento Maisa vou ler tudo novamente com muita calma mas estou muito feliz em esta na sua escola.Luciana Mendonça

    ResponderExcluir
  24. Muitas pessoas, mesmo não usando químicas em seus cabelos, tem os mesmos arrepiado,quebradiço e áspero. São vários os fatores que ajudam a levar a saúde dos fios embora.Deixá-los nas mãos de profissionais competentes é fundamental. Ele vai ajudar a manter a pele do fio de cabelo bem cuidada.

    ResponderExcluir
  25. Devemos saver lavar e secar nossos cabelos para não desalinhar as cuticulas do cabelo e levando saude a os cabelos seram cabelos com brilho e macios.ROCIO OVIEDO FRANCO

    ResponderExcluir
  26. Resumo tudo isso em suas palavras "Cuidar dos cabelos é tão importante quanto cuidar da pele. Mantê-los com o nível de umidade e nutrição é um excelente tratamento preventivo contra o envelhecimento precoce dos fios."

    ResponderExcluir
  27. Texto interessante. Mas ainda quero saber porque muitos dizem que atuam até o cortex!!!

    ResponderExcluir
  28. Realmente tudo é importante. uma coisa depende da outra.

    ResponderExcluir
  29. HOJE EU SEI QUE ,CUIDAR DOS CABELOS QUER DIZER TRATAR COM PRODUTOS EXTREMAMENTE NATURAL
    NOSSA PELE E CABELOS PRECISAM DE CUIDADOS E Ñ DE AGRESSÕES
    COM CERTEZA VOU USAR ESTAS VARAVILHAS DE TRICOTERÁPICOS.
    SILVÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  30. ESTUDO MUITO PERFEITO ESTA EXPLICAÇÃO FOI MUITO BOA!!
    SILVÂNIA-GOIAS

    ResponderExcluir
  31. Tenho procurado estudar bastante sobre o fio de cabelo, como nasce, sua constituição, para tbm passar boas informações aos meus alunos e aos meus clientes. Essa matéria pra mim, é de fundamental importância para a nossa profissão. Obrigada
    O

    ResponderExcluir
  32. Fantástico como é importante cuidar dos cabelos como cuidamos do corpo, hidratar, saber lavar para não desalinhar as cutículas, muito importante.

    ResponderExcluir
  33. importanticimo . lido e compreendido Att Natália Franca

    ResponderExcluir
  34. os produtos tricoterápicos não contém produtos que agridem a cutícula eles curam cutículas doentes, aumentando assim a imunidade do cabelo.

    ResponderExcluir
  35. CLAUDIA ZENI DE MONTES CLAROS/MG
    MUITO INTERESSANTE OBSERVAR A CUTÍCULA DO CABELO E SEU ESTADO... E A IMPORTÂNCIA QUE O CUIDADO QUE SE DEVE TER COM ELA, POIS A MESMA SINALIZA O SEU BEM ESTAR.. OS PRODUTOS FITOTERÁPICOS VEM ABRANGER PELO QUE TENHO VISTO CADA UMA DAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS QUE NOSSO FIO CAPILAR POSSUI COM SEUS NUTRIENTES E FORMULAÇÕES COMBINADAS POR MEIO DOS ESTUDOS DA PROFESSORA... UMA CIÈNCIA DE DEUS MESMO NAS MÃOS DE UMA PESSOA QUE AO INVÉS DE QUERER SE FAZER EM CIMA DESTE DOM, SE PREOCUPA EM COMPARTILHAR O QUE SABE EM PROL DO BEM DO SEU SEMELHANTE, SEJAM PROFISSIONAIS OU PACIENTES... UMA LINDA MISSÃO DE VC!

    ResponderExcluir
  36. Cuidar dos cabelos da pele e o corpo.....é muito importante. Eu hoje mudei meus hábitos capilares, e quero muito ter um cabelo saudável.

    ResponderExcluir
  37. Nosso cabelo, pele e corpo precisam de mais atenção apara que fiquem saudáveis e bonitos

    ResponderExcluir
  38. É a dica essencial , pois se não cuidarmos da saúde do corpo , o cabelo, pele e unha sempre terão alguma deficiência.
    Pois o externo reflete o interno...

    ResponderExcluir
  39. Terezinha Sena - São Luis/Maranhão3 de maio de 2014 às 11:18

    interessante entendermos que a cutícula é a pele do nosso cabelo, fica bem mais fácil o aprendizado, e cuidar com fitocosméticos resulta em cabelos totalmente saudáveis.

    ResponderExcluir
  40. Falta de cuidados esse é o problema da maiorias das pessoas muitas estão preocupadas mais com pele do corpo do que a pele do cabelo.que bom que estou estudando para ensinar que as madeichas são especiais também quanto a pele.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!