sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mel para o corpo e para os cabelos


Olá, eu espero que esteja tudo bem com você.
Hoje quero falar sobre algo que amo e uso muito nos produtos da Véx por causa das suas propriedades medicinais excelentes tanto para o fio de cabelo quanto para o couro cabeludo.
Mas quero ir por partes porque o mel é muito bom tanto para o nosso corpo como para os cabelos.
Então vamos lá.
Vou falar primeiro sobre as propriedades medicinais do mel para o corpo.

Entre as propriedades medicinais comprovadas por trabalhos científicos estão a atividade antimicrobiana, propriedades antissépticas, cicatrizante e promotora da epitelização das extremidades de feridas.
Atribui-se ao mel outras propriedades como antianêmica, emoliente, antiputrefante, digestiva, laxativa e diurética.
O mel é muito bom para úlceras e problemas respiratórios. Muita gente tem mania de tomar mel no inverno.
O mel é um importante complemento a alimentação humana, pois, além do alto valor energético, é um alimento rico em substancias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos.
De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte, por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Uma dúvida que muitas pessoas tem é se o mel verdadeiro cristaliza.
A resposta é sim.
Por se tratar de uma solução saturada de açúcares, o mel tende a cristalizar-se de forma espontânea, adquirindo uma consistência sólida, esse efeito nada mais é do que a condensação, a aglutinação, das partículas de glicose. A cristalização do mel é uma garantia da sua qualidade e de sua pureza, quando cristalizado ele mantém todas as suas propriedades nutricionais e energéticas, além de manter o aroma e sabor.
Geralmente, os méis puros acabam por cristalizar com o passar do tempo, se um mel não cristaliza é possível que tenha sido submetido ao aquecimento durante o processo de extração, ou, talvez, antes do envasilhamento. A temperatura habitualmente praticada em tais processos (acima dos 40º C) destrói as inibinas do mel,  que são substâncias termolábeis e fotolábeis (destruídas com o calor e com a luz), que conferem capacidade bactericida ao mel. Os cristais do mel retornam ao estado liquido quando colocados em banho-maria a uma temperatura de 40 ºC, o que não ocorre com mel fraudado por conter, em sua maioria, açúcar de cana.
É por isto que eu compor o meu que uso nos meus fitocosméticos diretamente do apicultor e eu fui pessoalmente conhecer o trabalho dele.

Se você tem mel na sua casa acredito que deva estar pensando: "será que o meu mel é verdadeiro?"
Vamos então descobrir?
Existe algumas maneiras bem simples de saber se o mel é puro e se você gosta de mel aconselho que faça estes testes:
Tem o teste do iodo: misture uma colher de mel com uma colher de água. Mexa bem, e pingue 3 gotas de lugol (solução de iodo 2%, a venda em farmácias). Misture e verifique a cor. Se escurecer é porque há amido no mel, portanto ele não é puro.
Outra maneira  é a seguinte: coloque um punhado de mel num copo com álcool e mexa delicadamente. O mel falso se dissolve na água facilmente. O mel verdadeiro não se desfaz no álcool.
Eu adoro tomar uma colher de mel de manhã.
A noite eu adoço um copo de leite e tomo. Além de ser uma mistura excelente, ajuda no sono.
Amanhã vou falar dos benefícios do mel para o cabelo.
Espero que você comece a fazer uso do mel também, ok?
Um grande abraço.
Maísa



54 comentários:

  1. Que boa aula! O mel é um presente da natureza para nós.Se pudéssemos ter uma colméia perto de nos... Tenho obtido resultados excelentes utilizando produtos à base de mel em procedimentos de estética facial, corporal e capilar. Lídia Marques - Maranhão







    ResponderExcluir
  2. eu também amo mel,agora que pude conhecer mais sobre seus benefícios amo o mel ainda mais.

    ResponderExcluir
  3. o mel que bom saber que é antebacterici é execelente recontrutor do couro cabeludo

    ResponderExcluir
  4. A dica para saber se o mel é puro foi ótima, que esta é uma das maiores dificuldades que temos.

    ResponderExcluir
  5. adoro mel e essa aula mostrou o quanto ´mel é importante na nossa vida!

    ResponderExcluir
  6. Nunca aprendi a decosbrir o mel verdadeiro, e hoje com essa dica foi otimo ninguem me engana mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas de como verificar a pureza do mel, sou consumista desse produto maravilhoso.

      Excluir
  7. NAO UTILIZO MEL COM FREQUENCIA, VOU TENTAR MUDAR UM POUCO MEUS HABITOS E TAMBEM PASSAR A CONSUMIR E INDICAR

    ResponderExcluir
  8. comprei mel de um fazendeiro que garantiu o produto. Vou já verificar se é verdadeiro! volto a postar

    ResponderExcluir
  9. É muito bom saber a riqueza que o mel tem, e mais poder usar nos cabelos é maravilhoso.

    Arleane - Maranhão

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da informação sobre o mel, não sabia que ele tem a função de cicatrização. Muito bom.

    ResponderExcluir
  11. JOSELINA SANTOS/ SÃO LUIS-MA7 de fevereiro de 2013 às 00:40

    AS VEZES ME PERGUNTAVA COMO SABER SE ERA MEL PURO MESMO OU SE ERA SÓ AÇUCAR, OBRIGADA PELA DICA.
    JOSY SANTOS

    ResponderExcluir
  12. As propriedades do mel são inumeras, pois é só conhecendo o mel puro que você se beneficiara do corpo como um todo.
    Cris Targino

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha, aprendi muito com esse texto, obrigada!
    abraços
    Elisangela

    ResponderExcluir
  14. O MEL É MARAVILHOSO PARA A SAÚDE E TAMBÉM PARA O CABELO. ANTES DE COMPRAR VERIFICA A QUALIDADE. O MEL FAZ A IMUNIDADE DO NOSSO CORPO FICAR EQUILÍBRADA USE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  15. Eu sabia as propriedades do mel, mas achei muito interessante as formas para saber se o mel é puro ou não.

    ResponderExcluir
  16. Realmente, o mel é muito bom para o nosso organismo, dizem que é bom para a memoria

    ResponderExcluir
  17. Fazemos uso do mel aqui em casa, mas essa maneira de ser puro realmente não conhecia muito bom.
    Solange De Matteis/SP

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu tinha o pensamento que era ruim porque cristalizava, o falta de informação, como muita vezes julgamos sem conhecer o assunto.Obrigada por essa correção!

    ResponderExcluir
  19. Adorei, vou fazer os testes.

    Suzana Nunes

    ResponderExcluir
  20. sidnei Bispo.

    O mel é realmente um grande remédio é muito importante na nossa vida, gostei muito em saber as maneiras de saber quando o mel é verdadeiro eu só conhecia o teste do iodo.
    Valeu Maisa.

    ResponderExcluir
  21. maravilhoso,adorei,amei esse texto,obrigado mais uma vez,não me canso de agradecer.

    ResponderExcluir
  22. Faço uso do mel nos momentos de gripe é ótimo, e agora mais ainda por conhecer todos os seus beneficios.

    ResponderExcluir
  23. Mel sempre foi bom para a saúde, se todos fizessem seu uso
    com certeza diminuiria muitos resfriados, insônia, etc.
    Adorei saber como descobrir se o mel é verdadeiro ou não.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a informação, vou fazer já o teste. Grasi-MG.

    ResponderExcluir
  25. Ireni Aparecida Nogueira20 de outubro de 2013 às 19:54

    Em cada postagem um rico conhecimento é passado para nós, que bom ter esta oportunidade.

    ResponderExcluir
  26. sim, gostei muito de saber dos beneficios do mel p corpo e cabelo, e farei o teste, sim.

    ResponderExcluir
  27. eu já conhecia a eficácia que o mel tinha mais e sempre bom mais conhecimento..

    ResponderExcluir
  28. Vou agora mesmo fazer o teste para ver se o mel que usamos aqui é natural. Saber de toda sua composição é muito importante,

    ResponderExcluir
  29. rsrsr...acho que até hoje só comprei mel "chinguilingue"

    ResponderExcluir
  30. Adorei a dica de misturar no álcool pra saber se é puro! Luciana Mendonça

    ResponderExcluir
  31. Eu não sabia que a mel era tam boa para a saude,eu la consumo em leche em cafe de amanha é deliciosa.ROCIO OVIEDO FRANCO.

    ResponderExcluir
  32. O mel que cura e shas propiedades e funcoes vamos usar tomar e abusar

    ResponderExcluir
  33. Esta dica de saber se o mel é puro ou não, foi ótima, obrigado. Porque meu pai vive comprando mel, mas nós nunca conseguimos saber se é puro de verdade.

    ResponderExcluir
  34. EU TOMO SEMPRE MEL,AGORA VOU FAZER O TESTE!!
    SILVÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  35. Adoro mel, faço uso e vou testar o meu. Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Não tinha o hábito de tomar, nem sabia que era tão rico assim em vitaminas. que bom cada dia aprender mais e mais. Vou passar comprar mel.

    ResponderExcluir
  37. CLAUDIA ZENI DE MONTES CLAROS/MG
    USAVA APENAS EM CASOS DE GRIPES E RESFRIADOS... MUITO BOM DESCOBRIR SUAS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS... CM CERTEZA O MEL É MAIS UMAS DAS DÁDIVAS DIVINAS PRA NOS AJUDAR...

    ResponderExcluir
  38. SABIA QUE TINHA QUE USAR O MEL PURO. NATALIA ANDRADE

    ResponderExcluir
  39. Ja havia lido sobre os benefício do mel , acredito e gosto muito

    ResponderExcluir
  40. O mel é um complemento alimentar pois, além do alto valor energético, é um alimento rico em substancias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo tais como. Vitaminas, minerais e aminoácidos.

    ResponderExcluir
  41. Foi uma surpresa muito boa, saber tudo isto sobre o mel! Todos os seus benefícios e as substancias benéficas que o compõem. Também é uma grande novidade este teste para saber se o mel que consumimos é mel adulterado ou não!

    ResponderExcluir
  42. Adorei a dica de como conhecer um mel verdadeiro

    ResponderExcluir
  43. Adorei como descobrir se o mel é verdadeiro e tambem vou começar a fazer uso

    ResponderExcluir
  44. Agora sabemos como reconhecer um mel verdadeiro, muito legal a dica

    ResponderExcluir
  45. Mel é realmente divino . Quantas vezes minha fez xarope com mel quando eu era crianças por que estava gripada...Ele realmente nos traz muitos benefícios.

    ResponderExcluir
  46. adorei saber que posso descobrir se o meu é falso ou verdadeiro, eu amo meu e vou adotar essa ideia de tomar a noite no leite pra ajudar no sono, pois durmo muito mal,pois ja faço o uso do mel com limão , quando estou gripada eu e os meu filhos receita da minha mãe e tem dado certo! ROSILENE MIGUEL _MG


    ResponderExcluir
  47. a cada materia lida um conhecimento novo adquirido estou amando este curso.

    ResponderExcluir
  48. Terezinha Sena São Luis - Ma27 de abril de 2014 às 18:04

    rico em vitaminas, minerais e cicatrizante, é um bom aliado nos tratamentos capilares e estéticos.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite! eu já sabia o quanto o mel é saudável,agora aprendi o quanto ele é precioso.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!