quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mais um projeto realizado




Olá querido admirador do meu trabalho.
Eu estou muito feliz porque realizei mais um projeto.
Eu terminei a escrita do livro: a IMUNIDADE DA UNIDADE PILOSSEBÁCEA E DO COURO CABELUDO.
É um livro que vai ser distribuído gratuitamente e de extrema importância para profissinais da saúde capilar.
Vou aproveitar e  falar para vocês um pouquinho sobre a imunidade capilar.
A imunidade capilar compreende:
•             a imunidade do couro cabeludo;
•             a imunidade do aparelho pilossebáceo;
•             a imunidade da glândula sudorípara.
A imunidade capilar pode ficar baixa de duas maneiras:
1.            Quando o organismo do tricopaciente está doente e isto afeta a produção de fio de cabelo. A doença pode ser física, emocional ou psicológica.
2.            Quando o couro cabeludo, aparelho pilossebáceo e glândula sudorípara ficam doentes e automaticamente a imunidade capilar fica baixa.

Vamos entender melhor:
1-            Alimentação: Deve-se ter em mente que nem tudo o que se ingere é absorvido, e que, mesmo quando são absorvidos algumas substâncias e princípios ativos dos alimentos seguem caminhos que não são os esperados. Os cabelos são estruturas proteicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e cofatores. Toda vez que algum desses nutrientes estiver faltando no corpo de uma pessoa, ela poderá ter algum problema com os cabelos. A imunidade fica baixa e eles podem cair, não nascer ou ficar frágeis e quebradiços. Ás vezes, eles podem mudar de aspecto, de textura e até de forma (ficar mais lisos ou mais encaracolados). Ao contrário do que pensa o senso comum, a vitamina A não entra na composição dos cabelos. As vitaminas essenciais para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham essas vitaminas são sempre bem-vindos, como o leite de qualquer origem e seus derivados, e a maioria dos vegetais.
No que se refere aos nutrientes minerais, temos o ferro, encontrado nas carnes vermelhas, no feijão e em alguns vegetais verde-escuros, como o brócolis e a couve; o zinco, encontrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos; e o cobre, encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo. É importante lembrar que esses nutrientes têm de estar circulando em grande quantidade no nosso corpo (em um percentual maior que 50 para cada forma de avaliação), para que sejam usados nos cabelos, e que grandes deficiências, como desnutrição grave, podem levar a problemas sérios na imunidade capilar. O importante é lembrar que o cabelo não tem uma função fisiológica vital para o corpo humano. Isso significa que podemos viver da mesma maneira, com ou sem cabelos! Obviamente, não estamos falando da altíssima importância emocional que essa parte do corpo tem. Um trabalho feito na Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA, mostrou: mulheres que perdem cabelos têm uma sensação de dor maior do que a dor que sentem quando perdem seus companheiros! O fato de não representar parte essencial na vida do corpo humano faz que, na distribuição dos nutrientes, os cabelos fiquem sempre em último lugar. Só são mandados para os cabelos os nutrientes que sobram da divisão para outras partes do corpo. Assim, quando ocorre uma alimentação desequilibrada ou o corpo está com imunidade baixa ou doente, o resultado não é bom uma vez que outra parte do organismo pode absorver o nutriente antes que ele chegue ao cabelo.
O ideal é manter uma dieta equilibrada e saudável para ter a imunidade capilar alta.

2-            A pele e sua ligação com o Sistema Nervoso Central e Sistema Imunitário: A rede nervosa cutânea é uma das mais densas do corpo humano. Temos que nos lembrar que 1 cm quadrado da pele contém vários folículos pilosos e 12 nervos. Na pele encontram-se os axônios que são prolongamentos celulares dos neurônios localizados nos gânglios nervosos da espinha Descobertas recentes mostraram que a maioria das células epidérmica e dérmica possui conexões com terminações nervosas, podendo enviar ao cérebro os dados adquiridos no revestimento cutâneo. Se o couro cabeludo, aparelho pilossebáceo são agredidos por químicas capilares, produtos de má qualidade, escovas progressivas, processos térmicos como prancha, escova, rolinho os axônios enviam mensagens para o cérebro e a imunidade capilar fica baixa. Muitas vezes todo o sistema capilar fica com inflamações, micro machucados, febre, infecções, mas são imperceptíveis ao olho nu. O tricopaciente pode reclamar na consulta de coceira, excesso de excreção sebácea, a sudorese excessiva, sensibilidade no couro cabeludo, couro cabeludo com xerose, irritado e tudo isto é regulado pelo sistema nervoso, mas na realidade, as informações que o sistema nervoso transmite representa na maioria dos casos uma resposta para a sensação de calor, frio, dor, hipertensão, dentre outras. A ruborização, palidez emocional, a hipersudorese, o arrepio, são reações induzidas pelo cérebro.
A modulação direta das  propriedades das células cutâneas pelas fibras nervosas devido a presença de receptores específicos de neuromediadores do sistema nervoso central (SNC) em todas as células cutâneas e imunitárias faz com que seja claro que tudo isto faz com que a imunidade capilar fique baixa porque o Sistema Nervoso Central e  o sistema auto-imune estão realmente ligados, por isso separar pele, Sistema Nervoso Central, e sistema imune é praticamente impossível e hoje prefere se falar num sistema neuro-endócrino-imuno-cutâneo (SNEIC) levando em conta o ser humano e sua globalidade. Por isto não podemos ignorar o fato de que o cliente quando está com problemas psicológicos, emocionais sérios pode ter queda de cabelo, assim como a queda, quebra, seborréia, etc. pode afetar o psicológico do cliente. Automaticamente a imunidade capilar será afetada.

A imunidade alta faz com que os cabelos apresentem as seguintes características:
•             Crescem rapidamente fortes e saudáveis;
•             Couro cabeludo saudável sem tricopatias ou parasitas, fungos ou bactérias;
•             Cabelos com queda fisiológica normal, ou seja, não patológica;
•             Cabelos com fios fortes e resistentes;
•             Cabelos com fios macios e brilhantes.


Quando a imunidade capilar está baixa um ou várias características citadas acima são afetadas e trazem problemas sérios para o tricopaciente podem afetar além da beleza e saúde capilar, também o psicológico e emocional do tricopaciente.


O lançamento será dia 02 de Setembro.
Estou muito feliz que também terá o lançamento de vários fitocosméticos que aumentam a imunidade neste dia.
Um abração a todos vocês e fiquem com Deus.
Fui!!!!!!!!!!
Maísa

50 comentários:

  1. Sou muito agradecida pelo privilégio de ter conhecido a Ciência Tricoterapia por seu intermédio. Dentre tantas qualidades que você possui, me apraz destacar o perfil de profissional incansável de pesquisar, estudar, elaborar fórmulas tricoterápicas curadoras das tricoses e socializar todas as descobertas seja como docente ou como divulgadora deste Universo. Tive oportunidade do acesso prioritário a esta obra. Estou encantada, fazendo releituras e aprendendo. Lídia Marques / aluna do Curso de Tricopatologista Capilar

    ResponderExcluir
  2. Geni Mendes
    Este livro trará muito benefícios e esclarecimentos sobre a importância da imunidade para os cabelos e para a saúde em geral.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Maisa por mais uma realização de seu trabalho.Nós é que somos muito felizes por ter você para nos ensinar e capacitarmos a exercer a profissão de Tricoterapeuta.
    Parabéns que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esse projeto, acredito que o conhecimento profundo nos faz evidenciar que cada dia temos que nos aperfeiçoar, participar de treinamento, porque sempre vai haver novidades na área da saúde e beleza.

    ResponderExcluir
  5. BRUNA SILVA.

    Gente, que sucesso este site, o dossiê deixa bem esclarecido sobre os benefícios dos produtos.

    Fui indicada pela GENI MENDES.

    ResponderExcluir
  6. Que Bom que a Neire achou o livro fantástico, assim vou usufruir ainda mais do conhecimento desta excelente tricoterapeuta que me acompanha a mais de 2 anos. Só a tricoterapia me fez sentir feliz com meus cachos. Amo todos os produtos que foram indicados pela Neire e toda minha família também. Sempre indico novos tricoclientes para Neire. Até o momento todos me agradecem. Obrigada Neire e Maísa pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Que bom poder contar com este livro mais uma forma de aprendermos com a tricoterapia.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns !. espero ter a oportunidade de ler este livro. parabéns....

    ResponderExcluir
  9. estou a guardando ansiosa para ler este livro

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que terei mais informações para melhor desenvolver meu trabalho como Triocterapeuta, e espero logo ter está obra prima. Parabéns professora Maísa, Abraço

    ResponderExcluir
  11. Maísa, obrigada pelo livro, será meu companheiro, vou ler e reler para melhor absorção do conteúdo. Momento único que estou vivendo, não quero perder nada, só acrescentar!!! Bjsss Paz de Deus...

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito Interessante! Considero uma manual diário, maravilhoso!
    Solange De Matteis/SP

    ResponderExcluir
  13. Sidnei Bispo

    Este livro é realmente muito bom vou ler mais veze para melhor absorver as sua informações.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Professora Maisa, adorei o Livro.

    Suzana Nunes - CV

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo livro, já o li e achei simplismente maravilhoso, assim como tudo que você cria.

    ResponderExcluir
  16. Pelos comentários dos colegas, já estou anciosa em ler o livro.
    Parabéns mais uma vez . Vc. é demais!

    att. ciomara andrade nascimento mol.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Maisa, não só por ter escrito esse livro,-muitos
    outros virão-, mas por entregar ao mundo essa maravilha
    gratuitamnete.

    ResponderExcluir
  18. um livro rico de conhecimento, parabens profa Maisa, estou estudando e aprendendo com o seu livro.

    ResponderExcluir
  19. Claudia Regina Ferreira21 de outubro de 2013 às 10:02

    Esse livro me trouxe muitos conhecimentos, agradeço pela dedicação da professora Maísa por nos oferecer informações extremamente importantes para os futuros profissionais.
    Indico que leiam com atenção e aproveitem o máximo dos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  20. Ireni Aparecida Nogueira21 de outubro de 2013 às 18:03

    Momento único que estou vivendo, não quero perder nada, só acrescentar!!! Esse livro sera como a biblia para mim..

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por mais esta conquista, que muitas outras venham. Amei o livro, in formações valiosas e conteúdo essêncial para nós futuros tricoterapêutas. Grasi-Mg.

    ResponderExcluir
  22. Um livro é um registro maravilhoso e que se torna um material sempre de consulta.
    Edna

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Maísa. Você merece e fez por onde conquistar. Deus continue te abençõando

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo conteúdo, Minha filha deu uma olhada e disse que parece livro de medicina. Bom demais!!!

    ResponderExcluir
  25. Uma conquista mais.O conteudo do libro e muito rico em conocimentos. Parabens profesora MAISA.

    ResponderExcluir
  26. Parabens eu quero um livro preciso de ter conhecimento para poder e tender melhor este mundo fantastico dos ca elos e do apaelho pilosebacio

    ResponderExcluir
  27. esse livro é exelente ,claro e objetivo.parabens maisa.

    ResponderExcluir
  28. excelente livro.apredemos a cada dia mais com voce maisa.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Maisa pela publicação deste livro. Ele deve ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  30. INFORMAÇOES RIQUISSIMAS,AGORA EU INTENDO PQ AS PESSOAS USAM UM DETERMINADO PRODUTO INTERNAMENTE PARA EVITAR QUEDAS OU PRO CRESCIMENTO E NÃO VEEM RESULTADO ...
    Ñ CONSEGUEM OBTER RESULTADO PQ TOMAM O MEDICAMENTO POR POUCO TEMPO E ESTE POUCO TEMPO SÓ ESTÁ SENDO APROVEITADO PELO O CORPO NÃO SENDO ABSORVIDO PELO CABELO AINDA!
    SILVÂNIA -GO

    ResponderExcluir
  31. Ótimas informações para nós cabeleireiros, pq nossos clientes querem saber o pq de muitas coisas. Conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. Espero aprender mais ainda.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo livro. Com certeza será de grande valia pra nós. Obrigada. Deus abençõe vc.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Maísa, você sempre nos surpreendendo. Esse assunto da imunidade capilar é muito rico, já quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  34. CLAUDIA ZENI DE MONTES CLAROS/MG
    QUE POSSO DIZER DEPOIS DESTA SÍNTESE DO ASSUNTO DO LIVRO? MARAVILHOSO! IMAGINA O LIVRO?
    ENRIQUECEDOR PRA QUEM TEM O OBJETIVO DE AJUDAR PESSOAS... QUERO O MEU TB!

    ResponderExcluir
  35. Sou muito agradecida pelo privilégio de ter conhecido a Ciência Tricoterapia por seu intermédio. Dentre tantas qualidades que você possui, me apraz destacar o perfil de profissional incansável de pesquisar, estudar, elaborar fórmulas tricoterápicas curadoras das tricoses e socializar todas as descobertas seja como docente ou como divulgadora deste Universo. Tive oportunidade do acesso prioritário a esta obra. Estou encantada, fazendo releituras e aprendendo NATALIA ANDRADE

    ResponderExcluir
  36. Li o livro, estou muito interessada por todos os assuntos, e percebo que tudo envolve alimentação, cuidados com a saúde para ter um a imunidade alta e cabelos saudáveis. Obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  37. Estou lendo o livro e estou amando, parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  38. eu ja li o livro amei a cada capitulo, realmente ele é tudo de bom, quem ainda não leu não sabe o que esta perdendo,belo trabalho parabéns! ROSILENE MIGUEL _MG

    ResponderExcluir
  39. Parabéns por mais uma realização! Este livro é muito importante para tirar todas as dúvidas sobre a imunidade capilar!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns ! Já li o livro e é realmente maravilhoso.
    É um livro muito rico ,uma das coisas que nos mostra é que para termos uma boa Imunidade Capilar primeiros temos que mudarmos nossos hábitos , cuidar mais do corpo e alma , ter uma alimentação saudável etc.
    Que muitas das vezes recorremos as medicamentos ( drogas sintéticas ) , mas que na verdade se desemos valor a natureza seriamos mais saudáveis...

    ResponderExcluir
  41. Terezinha Sena - São Luis/Maranhão30 de abril de 2014 às 14:34

    também já li o livro, confesso que no começo achei um pouco complicado, parece que estava estudando medicina, alguns nomes diferentes, mas me dediquei e depois foi tudo ficando mais claro, a maneira como você coloca cada assunto e prende a atenção do leitor, parabéns pela obra.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite! amei essas informações, agora gostaria de saber por que depois de um processo químico quando estamos lavando o cabelo da cliente ela fala que toda a sua cabeça doi. (algumas)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!