ERVAS MEDICINAIS



Este texto explica para você porque procurei fazer os meus produtos com ervas medicinais.
A terapia com plantas medicinais, ou Fitoterapia, foi uma das primeiras técnicas de cura e de prevenção de doenças utilizada pelo homem. Plantas medicinais são assim chamadas por apresentarem, por meio do uso popular e ou através de estudos científicos, propriedades curativas.
Normalmente, durante sua germinação e crescimento, uma planta metaboliza e produz centenas de substâncias e compostos que, juntamente com a água e outras substâncias absorvidas pela planta, circulam por um sistema vascular (como ocorre no organismo humano). Estas substâncias produzidas e assimiladas têm a função de nutrir e proteger a planta durante seu período de vida e podem ser encontradas em todas as partes do vegetal: raiz, caule, ramos, folhas, flores, sementes e ou frutos.
Hoje em dia, sabemos que algumas destas substâncias produzidas pela planta podem ter ação no organismo humano e, se utilizadas de maneira correta, podem atuar como medicamento, seja ele preventivo, paliativo ou curativo.
Estas substâncias são chamadas de PRINCÍPIOS ATIVOS  e, na maioria das vezes, uma planta apresenta mais de um princípio ativo, o que lhe confere diversas propriedades medicinais. No entanto, geralmente, um grupo de substâncias ativas determina sua ação principal, de forma que uma planta medicinal, mesmo possuindo diversas propriedades, sempre apresentará uma que se sobressai.

Por esta razão, a indústria farmacêutica, percebeu que seria possível isolar (separar) estes ativos e fabricá-los em larga escala, dessa forma, surgiram muitos medicamentos conhecidos, como o ácido acetilsalicílico (Aspirina®), ativo antiinflamatório e analgésico que foi isolado da casca da Salix alba (salgueiro), reproduzido (copiado) e sintetizado (produzido) artificialmente em laboratório.
Contudo, o ativo isolado tem um comportamento diferente no organismo se comparado quando é administrado o vegetal (fitocomplexo). Muitas vezes, são encontradas reações tóxicas no ativo isolado que, durante a administração do vegetal não ocorriam, sendo que o contrário também pode ocorrer, assim como também diferenças terapêuticas. Isso porque outras substâncias presentes na planta podem interferir em sua terapêutica e ocorrência de efeitos adversos.
A quantidade e a qualidade destes ativos também variam de acordo com o tempo de maturação da planta, terra cultivada, água de rega, tempo de sol, freqüência das chuvas, momento da colheita, habitat, presença ou não de agrotóxicos, adubo, modo de armazenamento e conservação desta planta.
Por esta razão, o controle destes aspectos é fundamental. Isso só foi percebido graças ao avanço da tecnologia nesta aérea que só vem a somar ao conhecimento popular sobre essas plantas. No momento em que validamos cientificamente, ou seja, comprovamos com estudos os aspectos acima citados, a eficácia, a segurança e o uso correto de uma planta, conseguimos garantir sua terapêutica, com riscos reduzidos de reações adversas.

Graças a este avanço tecnológico em relação à validação das plantas, a fitoterapia vem reconquistando adeptos e ganhando mais espaço, inclusive dentro das políticas de saúde pública.
Eu fico muito feliz porque trabalho com ervas medicinais nos meus fitocosméticos. São anos de estudos.
Também sou muito curiosa e uma coisa que sempre quis saber é: “COMO SERÁ QUE O HOMEM DESCOBRIU OS EFEITOS CURATIVOS DAS PLANTAS MEDICINAIS?”
E pesquisando muito encontrei a resposta...

É possível que a maior parte dos conhecimentos sobre plantas medicinais tenha sido adquirida por experiência, observação e através do método de tentativa e erro. E também pela convivência (e informação crescente) do homem com a natureza e seus elementos - ou seja, hipoteticamente, um dia, alguém resolveu fazer um chá de determinada planta - quebra-pedra, por exemplo - e observou que a mesma eliminava problemas dos rins. Na verdade, a planta só recebeu esse nome após terem sido efetivamente comprovados os efeitos benéficos que causava nos que sofriam de cálculo renal (ou pedra nos rins). As pessoas observaram, ainda, que os animais são geralmente capazes de distinguir as plantas tóxicas daquelas que não o são, o que ajudou em muito o selecionamento de plantas que não prejudicam o homem.
 Um dos remédios mais conhecidos e usados em todo o mundo - a aspirina - foi descoberto de modo interessante: observando que o salgueiro, planta que vive em locais úmidos, se mantém de pé graças à casca que envolve seu caule, as pessoas começaram a utilizar lascas de suas cascas para combater a febre, gripe e malária. Ou seja, usavam a planta para aplacar a dor, a febre e restaurar a integridade corporal. Realmente, a planta funciona como antitérmico, pois aumenta a transpiração e faz a pessoa urinar mais vezes. Pesquisando as cascas do salgueiro, os cientistas descobriram o seu princípio ativo, a substância responsável por seu efeito terapêutico ou curativo, o chamado ácido salicílico. Repetindo, em laboratórios, aquela mesma composição da natureza, apenas com pequena modificação, criaram a tão conhecida aspirina, que combate a dor, abaixa a febre e diminui a inflamação.
Espero que tenham gostado do texto e lembre-se- TENHA UMA VIDA NATURAL.
Muita paz dentro do teu coração.
Maísa

39 comentários:

  1. Depois que comecei a fazer o curso de Tricoterapia mudei todos os meus hábitos inclusive minha alimentação. Aprendi tudo com você e te agradeço.
    José- Espírito Santo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Deus realmente não fez nada em vão,nem deixou nada por fazer. Nós somos lentos para descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe sempre fazia chá quando estávamos resfriados e usava plantas para curar certos ferimentos, como a mamona. Assim, eu sempre acreditei no poder da plantas e no conhecimento dos chamados "curandeiros", "benzedores".

      Excluir
  3. sempre fui adepta de remedios naturais. Agora fazendo o curso de tricoterapia estou encantada em conhecer os beneficios tambem quando tratamos de cabelos. Já aprendi muito.Mas quero muito mais. Conto com voce! obrigada

    ResponderExcluir
  4. Estudar sobre remedios naturais pra mim foi e esta sendo exelente ois atraves deles pude descobrir essencia de uma saude eficaz, de um bem estar e de uma fonte de vida melhor.

    ResponderExcluir
  5. Como Deus é maravilhoso.Ele dá as plantas e as pessoas como a senhora com esse amor tão especial por essas ervas poderosas.Espero um dia acompanhar de perto um pouco desse trabalho tão precioso.Joedilva Araujo

    ResponderExcluir
  6. estou mcada vez mais satifeita em esta aprendendo com vocês,estou acando maravilhoso fazer este curso

    ResponderExcluir
  7. Advanilda Aparecida Soares Pessoa Maravilhoso mesmo este mundo das ervas,tenho aplicados,no meu cabelo,e visto a diferença,mas sei que ainda tenho muito que aprender,neste curso da Maisa..

    ResponderExcluir
  8. parabens! sempre fui adebta aos remedios naturais,e entender mais sobre esse mundo me dar garantia de de como isufluir dos beneficios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a DEUS por ter criado a natureza tão perfeita que é este universo das plantas medicinais desde a antiquidade antes de CRISTO na era de Adão e Eva o
      começo da criação do mundo.E a vc. Maysa Stuani, adepta a este maravilhoso conhecimento que é o mundo das plantas e folhas medicinais vc. para mim, é uma cientísta. Parabéns.
      Att.
      Ciomara Andrade Nascimento Mól















      Excluir
    2. Na natureza tudo se aproveita,Deus criou tudo e nada esta no mundo por acaso,pena que o homem so visa o lucro,fazendo tudo acelerar atraves de agrotoxico e outros.Fico aliviada por existir pessoas como voce,sabe a importancia da natureza e respeitando os seus principios.Percilia Gonçalves

      Excluir
  9. NOSSA COM AS PLANAS TEM PODER . Q COISA MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do texto ele e apura realidade a cada dia tenho certeza que estou no caminho certo

    ResponderExcluir
  11. as plantas tem um poder curativo muito grande, que bom que existem pessoas para pesquisa la

    ResponderExcluir
  12. ana sousa MA São luis16 de agosto de 2013 às 15:07

    O estudo é uma parte fundamental da nossa vida ,descubrimos o melhor para a nossa saude, a medcina ela vem da natureza .

    ResponderExcluir
  13. Tudo que eu quero é ter uma Vida Natural...Graças a sua curiosidade em descobrir o poder de cura que as Plantas tem, estou muito motivada a ir atrás dos meus objectivos na Vida...Obrigada!

    Suzana Nunes

    ResponderExcluir
  14. GENI MENDES

    Realmente a natureza tem muito a nos oferecer, mais do que imaginamos!

    GENI MENDES

    ResponderExcluir
  15. Graças a Deus que voce existe Maisa, obrigada por nos compartilhar toda essa sabedoria, que vc seja sempre essa pessoa iluminada.

    ResponderExcluir
  16. Deus nos deu tanta riqueza! Que bom que pessoas fantásticas como você ,usa a inteligência em prol da humanidade.

    ResponderExcluir
  17. A natureza é uma fonte de riquezas que nos foi presenteada por Deus, creio que nela se encontra a solução de todos problemas e a cura de todas doenças e males porque a natureza é sábia.

    ResponderExcluir
  18. quem tem espaço e temperatura compatível com o cultivo, pode te-las em casa.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. ESTOU FAZENDO DE TUDO PARA TER UMA VIDA NATURAL.

    ResponderExcluir
  22. Com certeza tudo que é natural é melhor para a saúde. Gostaria de usar só produtos naturais.

    ResponderExcluir
  23. Moro em um sitio ,e cada fez mais gosto da natureza e tudo que ela nós traz.
    Agradeço a Deus pro um planeta tão prefeito nasce da terra todas as nossas cura.

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre fui apaixonado plantas medicinais
    e com certeza quero sempre estar usando em meus tratamentos!!

    ResponderExcluir
  25. Adorei essa explicação, realmente o natural é o mais correto. Vemos como a natureza tem as mãos de Deus,

    ResponderExcluir
  26. SOU CLAUDIA ZENI DE CARVALHO SOARES DE MONTES CLAROS/ MINAS GERAIS.
    ME SENTINDO ENCANTADA COM A MARAVILHOSA CRIAÇÃO DE DEUS , TANTO HUMANA QUANTO ANIMAL E VEGETAL, DESCOBRINDO EM ESPECIAL A FITOTERAPIA NA SUA EXPLANAÇÃO E AINDA MAIS ENCANTADA COM A CAPACIDADE QUE COLOCA NA MÃO DE PESSOAS ESPECIAIS,PRA EXERCER A MISSÃO DE NOS ABENÇOAR COM OS BENEFÍCIOS DA SUA CRIAÇÃO.

    ResponderExcluir
  27. Assim que conclui o curso deTricoterapia desde então tenho usado os produtos fitoterapicos,os resultados são maravilhosos...a natureza é a perfeita obra de Deus,por isso tem esse poder de curar......IARA

    ResponderExcluir
  28. quando vivemos em paz com nós mesmos, conseguimos enxegar os mínimos detalhes das coisas que Deus deixou para nós seres humanos, ou seja cada detalhe da natureza uma riqueza impar e só consegue ver quem está em paz interior. da natureza tiramos o nosso sustento na alimentação adequada, nos produtos naturais para os cabelos e pele, no aquecimento da água através da luz do sol, usada para o banho e cozinhar, no reaproveitamento da água da chuva, e muitos outros.

    ResponderExcluir
  29. A cada dia admiro mais a natureza e estou encantada com esses maravilhosos produtos que vao me ajudar desenvolver um trabalho excelente

    ResponderExcluir
  30. nossa como esse texto é maravilhoso e nos esclarece muito sobre o poder da cura das plantas medicinais isso só nos , a valorizar mais e mais a natureza , parabéns! Rosilene miguel _MG

    ResponderExcluir
  31. Deus criou tudo ,sem ele tudo que existe não existiria,tudo que ele fez foi pensando em nos por isso valorizemos a natureza obtendo conhecimentos de tudo o que estiver ao nosso alcance para o nosso bem .parabéms ,Maisa por você se uma admiradora, reconhecedora e pesquisadora de conhecimentos da natureza.

    ResponderExcluir
  32. Tudo que Deus criou esta na natureza a saude e a cura das doenças esta tudo aqui infelizmente o proprio homen vem destruindo tudo de bom que Deus deixou.

    ResponderExcluir
  33. Acredito que a cura pra tudo esteja na natureza sem duvidas!!
    Silvânia-go

    ResponderExcluir
  34. interessante como as plantas medicinais tem esse poder cura! ROSILENE MIGUEL `MG

    ResponderExcluir
  35. A natureza perfeita e Deus maravilhoso por nos dar oportunidade de conhecer pessoas como voce professora com tamanha compêtencia conhecimento sabedoria e amor pela Tricoterapia e Tricoterápicos.Obrigada Professora!

    ResponderExcluir
  36. Deus é o grande criador de todas as coisas.E sempre capacita alguém humanamente falando para representá-lo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!