CONSUMIDOR



Mais de 90% dos consumidores brasileiros buscam ingredientes naturais quando vão comprar cosméticos.
Pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young, no ano passado, denominada Riscos Estratégicos aos Negócios 2009: Os Dez Maiores Riscos para as Empresas, revelou que o crescimento dos consumidores “verdes” é motivo de grande preocupação das empresas no mundo inteiro.
Na pesquisa, o “desrespeito ao meio ambiente” apareceu em quarto lugar entre os maiores riscos para as empresas – só perdendo para a crise de crédito, a maior rigidez das leis e o agravamento da recessão.
Segundo a pesquisa, esse resultado não aconteceu por acaso, já que a crise econômica mundial colocou em xeque o estilo de vida consumista dos países de primeiro mundo.
Além disso, o estudo Perspectivas Globais da Biodiversidade, divulgado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), em maio passado, informou que a imensa perda de vida sustentável no meio ambiente deve intensificar-se até o ponto de ficar irreversível, caso os objetivos globais instituídos para reduzir significativamente ou reverter essas perdas não forem alcançados este ano.
Certamente, estes dois fatores juntos – o risco ambiental e a crise econômica – contribuem ainda mais para que as questões socioambientais sejam consideradas pelos consumidores atuais.

Mas, afinal, quem é o consumidor “verde”?
Segundo o Guia del Consumidor Verde (John Elkington e Julia Hayles, Antoni Bosch Editor, Barcelona, 1990), esse consumidor é aquele que busca comprar ou utilizar um produto que cause o menor – ou nenhum – prejuízo ao meio ambiente. Ele evita, para desestimular a produção, produtos que possam, por exemplo: agredir a natureza; representar risco à saúde; consumir muita energia; apresentar excesso de embalagens ou ser descartável; e conter ingredientes que provenham de habitats ou espécies ameaçadas.
Ele também faz separação de lixo, não desperdiça água nem papel, e exige das empresas uma postura socioambiental responsável.
Nos Estados Unidos, o público verde foi chamado de lohas – lifestyles of health and sustainability. Segundo pesquisa de mercado realizada pela The Marketing Insider, o público lohas é 60% feminino, tem alta escolaridade e não se preocupa com preço – faz suas escolhas de consumo com base em critérios de sustentabilidade e aceita pagar até 20% a mais por isso.
Assim, os lohas adquirem produtos de beleza e de alimentação orgânicos e preferem produtos de limpeza biodegradáveis.
Outra pesquisa, divulgada pelo Natural Marketing Institute, mostrou que, em 2007, 40 milhões de norte-americanos já haviam aderido a esse lifestyle.
E como anda esse movimento de conscientização ecológica no Brasil?
Levantamento feito pela National Geographic Society, em junho deste ano, colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de consumo verde – a primeiro colocada foi a Índia.
O quesito moradia, que avalia o impacto ambiental de residências em função da baixa utilização de aparelhos de ar-condicionado ou de calefação - foi o melhor desempenho brasileiro registrado, e o alto consumo de biocombustível foi outro destaque.
Apesar dos lohas, segundo esse levantamento os Estados Unidos permanecem como um dos povos com os hábitos menos sustentáveis do Planeta nos últimos três anos, juntamente com Canadá, França e Inglaterra.


Seja um consumidor verde!!!!!!!!!
Participe, divulgue, partilhe.
Com carinho.
Maísa

44 comentários:

  1. Já mudei completamente a maneira de ver a vida e o mundo.
    José- Espírito Santo

    ResponderExcluir
  2. Realmente esta e uma realidade que não podemos,deixar de lado,temos mais e que buscar mais conhecimentos,pois o verde e tudo de bom.
    Advanilda S.Pessoa...

    ResponderExcluir
  3. É interessante: no tempo da minha avó quem mais utilizava os recursos da natureza era exatamente a classe pobre.Divulgar os bons resultados das plantas medicinais é muito bom, mas tem que ser acompanhado do alerta para que as pessoas não corram em busca delas na natureza e utilizem de forma indiscriminada, às vezes levando à sua extinção.

    ResponderExcluir
  4. Faz bem a natureza imagine para nossa saúde.Muitos só buscam ou fazem essa opção quando descobrem o mau estado do seu corpo e mente.Ao fazer uma dieta a primeira regra é mudar o artificial pelo o natural e ai é fantástico,porque vc olha tudo de uma maneira que só o verde tem esse poder de purificação do corpo e mente.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero fazer parte desta nação que cuida do meio ambiente, preservando a natureza ·
    Porque você está nos ensinando que e da natureza que extrai conteúdo maravilhosos para tratar muitos pacientes.

    ResponderExcluir
  6. sempre procurei fazer minha parte para ajudar a natureza, nem sem sempre deu certo,porque na coleta dos recicláveis sempre levaram e até brigaram pelo que valia mais, deixando o restante espalhado em minha calçada, mas minha consciencia está tranquila. Agora conhecendo este blog pretendo continuar com mais ânimo e tambem divulgar a sustentabilidade. Unidos não temos o que perder!

    ResponderExcluir
  7. ser e estar conciente na preservação do meio ambiente é uma obrigação do ser humano, infelismente o mundo capitalista que vivemos nos faz agir de maneira diferente para o bem proprio,mudar isso é um faltor importante na sociedade que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. É importante, todo ser humano cuidar do meio ambiente conservando a natureza eficas e linda como ela é.O verde, combate tanta patologia existente neste mundo.
    Ele purifica a nossa alma e corpo.
    Att.
    Ciomara Andrade Nascimento Mól

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber o valor dos produtos , quero comprar , bjs..

    ResponderExcluir
  10. Bom dia gostaria de saber com comprar estes produtos pois sou cabeleireira e queria trabalhar com eles obrigada

    ResponderExcluir
  11. EU SOU UMA CONSUMIDORA VERDE E AMO TUDO ISSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉM SOU E RECOMENDO....OBRIGADA NEIRE LÚCIA PELAS DICAS E CUIDADOS COM OS MEUS CABELOS COM ESSES PRODUTOS MARAVILHOSOS.. ABRAÇOS!!!!!

      Excluir
  12. Utilizo os produtos VEX, através da Tricoterapeura Neire Lúcia, em Betim-MG. Estes têm muita qualidade, além de render muito! Eu recomendo! Aproveito para parabenizar o Blog: muito bem feito, informativo, e de fácil utilização! Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Flávia Pereira Ramos17 de junho de 2013 às 21:22

    Já faço uso dos produtos da Vex a quase 8 anos, e não me vejo hoje usando outro tipo de produto. Não há no mercado produto similar,e sempre recomendado por Eliud Ferreira Ribeirão das Neves região metropolitana de Belo Horizonte ( Minas Gerias) pois faço tratamento com a mesma há vários anos.Recomendo todos que façam, um teste e estes nunca mais utilizaram outro produto.

    ResponderExcluir
  14. Sempre procurei fazer a minha parte em resiclar consumir com responsabilidade e não desperdisar nada.

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de sugerir a mudança da fonte do site, esta dificulta a leitura, deixa seu blog poluído. No mais preciso saber como faço para adquirir os produtos, moro em Palmas, Tocantins.

    ResponderExcluir
  16. CONCORDO COM VC...FICARIA BEM MELHOR.

    ResponderExcluir
  17. que bom! a população esta se conscientizando, e buscando alternativas para produtos naturais

    ResponderExcluir
  18. ana sousa MA São luis16 de agosto de 2013 às 14:02

    muito legal estavamos precisando de muitas novidade .Parabéns pelos protudo naturais

    ResponderExcluir
  19. A Natureza é a nossa maior Riqueza...Vamos cuidar do que é nosso!!

    Suzana Nunes

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Maísa, moro em Belém - Pará, como faço para aquirir os produtos. Li seu Blog e gostei muito das informações, sou graduada em Estética e Cosmética e na grade curricular do curso tivemos Terapia Capilar onde estudamos as doenças do couro cabeludo e a cosmetologia e você tem razão, os cosméticos capilares são cheios de químicas nocivas a saúde do couro cabeludo. Querou usar produtos naturais e acho que encontrei, aguardo seu contato.
    Meu email: drleilapinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Maísa, moro em Belém - Pará, como faço para aquirir os produtos. Li seu Blog e gostei muito das informações, sou graduada em Estética e Cosmética e na grade curricular do curso tivemos Terapia Capilar onde estudamos as doenças do couro cabeludo e a cosmetologia e você tem razão, os cosméticos capilares são cheios de químicas nocivas a saúde do couro cabeludo. Querou usar produtos naturais e acho que encontrei, aguardo seu contato.
    Meu email: drleilapinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. GENI MENDES

    Faço tudo para ser uma LOHA, sustentabilidade já!

    GENI MENDES

    ResponderExcluir
  23. Temos que cuidar com carinho do nosso planeta e de tudo que a natureza nos oferece!

    ResponderExcluir
  24. vamos mobilizar e concientizar o mundo ainda chegaremos lá com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  25. Concordo plenamente com você, assim o mundo ficará bem melhor.

    ResponderExcluir
  26. aos poucos com nossa colaboração, as pessoas vão conhecer o que realmente é bom.

    ResponderExcluir
  27. Realmente os produtos quimicos mais atrapalham do que ajudam!!
    Vamos usar produtos naturais!!1

    ResponderExcluir
  28. Fico feliz com os resultados,meu marido e eu buscamos estar inseridos o tempo todo dentro destes pensamentos ,não é fácil mas o que nos diz respeito a gente tenta por isso até a opição e necessidade do curso na escola Hospital do Cabelo por saber do seguimento e preocupação da empresa! Hélia Ferreira-Terapeuta Capilar-Ubá M.G.

    ResponderExcluir
  29. cuidar da natureza é muito importante, desde de criança minha mãe nos ensinava sobre como cuidar do meio ambiente e nos ensinava sobre algumas plantas medicinais e por isso quando acessei a vex me chamou bastante atenção quando vi que era sobre plantas medicinais, e sei que realmente são plantas que curam ! rosilene miguel contagem mg

    ResponderExcluir
  30. Sempre procurei colaborar com meio ambiente usando produtos naturais e quero continuar agora que ja consegui entender um pouco mais

    ResponderExcluir
  31. desde quando foi adotado o uso de sacolas retornáveis, eu adotei o uso da mesma , porque acho muito importante pro meio ambiente procuro fazer minha parte!!!!!!! Rosilene miguel MG

    ResponderExcluir
  32. o cuidado com o meio ambiente e responsabilidade de todos nos, apesar de que , alguns não fazem a sua ,mais o importante e que existem pessoas que zelam ainda por este planeta.

    ResponderExcluir
  33. muito certo isso viu!! Quero muito colocar em pratica as coisas naturais
    Silvânia-go

    ResponderExcluir
  34. Olá, onde encontre esse produto para comprar?

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. como adquiro seu produto ?
    meu email :mateusbdcma@hotmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir
  37. Como adquiro seu produto ????
    tavares.86@live.com

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  38. Como adquiro seu produto ????

    tavares.86@live.com

    ResponderExcluir
  39. Bom dia estou querendo adquirir o produto. Estou no centro de Belo Horizonte desde já agradeço.
    email calcantaracruz@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde! Como faço para adquirir os produtos da Vex Vegetais? Aguardo

    ResponderExcluir
  41. Sou de Bh e já usei os produtos que são maravilhosos, onde encontrá-los para compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no link abaixo para encontrar produtos Vex: http://www.attmg.com.br/sudeste.html

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário!